Friday, June 09, 2006

A Copa paralela do marketing

Há uma Copa do Mundo paralela na Alemanha. É copa do marketing.
Me explico: as fornecedoras de material esportivo travam uma guerra nem tão surda pelo título do mundial.
Pelo menos em numero, a Puma (marca alemã surgida de uma divisão da Adidas) parte na frente, assinando o uniforme de 11 seleções. Em seguida vem a Nike, com 9. Adidas patrocina 6 seleções, Umbro e Lotto respondem por duas, cada, e Joma e Marathon têm uma.
Apesar da diferença de número, quase todas (exceto Joma, Marathon e Lotto) patrocinam pelo menos uma equipe com boas chances.
É só conferir quem patrocina quem:
Puma – Itália, República Tcheca, Costa do Marfim, Gana, Polônia, Suíça, Tunísia, Angola, Arábia Saudita, Irã e Paraguai.
Nike – Brasil, Portugal, Holanda, Estados Unidos, Austrália, Coréia, México, Togo e Croácia.
Adidas – Alemanha, França, Argentina, Espanha, Japão e Trinidad e Tobago.
Umbro – Inglaterra e Suécia.
Lotto – Ucrânia e Sérvia-Montenegro.
Joma – Costa Rica.Marathon – Equador.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home